"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CN INTERNACIONAL - Divulgação: Primeira Semana Árabe Fearab Brasil








A formação da cultura brasileira recebeu forte influência de várias outras culturas que ajudaram, ao longo dos últimos 514 anos, a consolidar nossa tão característica diversidade cultural.

Dentre essas múltiplas influências, a cultura árabe é uma das mais marcantes, com reflexos na gastronomia, no vestuário e nas artes em geral.

Para apresentar os variados aspectos dessa tradição a Federação das Entidades Árabes Americanas iniciou nesta segunda-feira a Primeira Semana Árabe Fearab Brasil.

Com apoio da Fearab América, os eventos serão realizados até o sábado dia 27 de setembro.

Todas as atividades ocorrem na Biblioteca Nacional de Brasília e a programação conta com uma mostra de filmes árabes, debates, oficinas, apresentações de dança e a exposição "Presença Árabe no Brasil em Imagens" com 80 fotografias representativas da influência cultural desta tradição milenar em nossa arquitetura, na gastronomia e até em nosso idioma.

Aziz Jajour, presidente da Fearab Brasil e Fearab América nos conta os objetivos e detalhes do que o público vai poder conferir nesta Primeira Semana Árabe:

AJ - "O objetivo maior da Semana Árabe é dar uma abertura ao povo brasileiro de conhecer a nossa realidade, da nossa tradição, da nossa cultura, nossa origem, como contribuidores para a formação da história da humanidade nesses últimos tempos e [também] mudando um pouquinho, tirando um pouco do rótulo do que vem acontecendo, [sobre] as questões negativas que ocorrem no Oriente Médio. Nós teremos aqui palestras, painéis, apresentações de dança, da culinária e das artes, uma exposição de fotos e uma série de eventos culturais e eventos também de alto nível humanitário, já que a nossa ideia é justamente trazer à tona essa questão [humanitária]"

Há ainda painéis onde o público vai poder conferir temas que estão na ordem do dia, como os conflitos que vem ocorrendo na Síria e os ataques mais recentes à Palestina:

AJ -"Nós gostaríamos de colocar as pessoas a par do que de fato está acontecendo, trazendo pessoas que vivem essa situação, que vivem essa realidade lá e mostrando como é que as coisas tem ocorrido e até buscando dessas pessoas participantes, a maior parte brasileiros, sugestões e contribuições para que nós venhamos de alguma forma ajudar a resolver algumas questões, resolver alguns problemas. Nós somos um povo pacífico e o Brasil é um país muito respeitado, é muito ouvido. Então nós, como Fearab Brasil e hoje [também] presidindo a Fearab América, hoje nós temos uma fonte, um canal de comunicação extremamente amplo e nós gostaríamos de utilizá-lo com a ajuda do nosso povo brasileiro"

A cidade também sedia esta semana o Congresso Extraordinário Pan-Americano Árabe da Fearab América que ocorre de 25 a 27 de setembro no mesmo local. A programação também é aberta ao público:

AJ -"[Ele acontece] na Esplanada dos Ministérios, todos são convidados a estar participando dos fóruns, principalmente dos painéis e contribuindo com a gente. Nós juntos, a quatro mãos, acreditamos poder estar mudando, revolucionando, trazendo uma luz de [novas] ideias para esses líderes que estão, de alguma forma, um pouco perdidos. Nós acreditamos que podemos contribuir. Eu gostaria de convidá-los a participar, bem como todos os ouvintes, é uma honra e um prazer muito grande recebê-los aqui. Nós estamos, como eu disse, aqui na Biblioteca Nacional, sempre na parte da tarde e a nossa ideia é - utilizando a informação e buscando a paz - dar soluções a essas crises que vem ocorrendo pelo mundo. A nossa ideia é de paz. Nós gostaríamos de difundir esse sentimento e trazer ao povo brasileiro, que tem sempre nos acolhido com tanto carinho, essa mensagem"

A comunidade árabe do DF e de outras partes do país, além de representantes de instituições culturais e de investigação sobre temas ligados ao mundo árabe tem presença garantida ao longo de toda esta Primeira Semana Árabe.

Dentre os destaques, a professora Claude Fahd Hajjah, autora do livro Imigração árabe: 100 anos de reflexão participa na quinta-feira de um bate-papo no auditório da Biblioteca Nacional. O público terá acesso gratuito a todas as atividades.

Para participar, os interessados devem retirar suas cortesias no dia de cada evento, a partir do meio dia, na própria Biblioteca Nacional de Brasília, devido à limitação do espaço onde vão ocorrer as atividades.

Professores, grupos de pesquisa e escolas interessados em organizar visitas, podem entrar em contato pelo e-mail secretaria@fearab.net.


A programação e outras informações podem ser conferidas no portal: www.fearab.net ou pelo telefone (61) 3272-0008. 

Reportagem (agenda) veiculada na Rádio Cultura FM:





Primeira Semana Árabe Fearab Brasil - de 22 a 27 de setembro

Biblioteca Nacional de Brasília 

Programação Detalhada:

Segunda-feira 22 de setembro – abertura do evento
• 13h – Exibição de filme: O que resta do tempo (dirigido por Elia Suleiman)
• 15h – Painel sobre a Palestina com o professor Abdel Latif (SP)
• 18h – Coquetel de inauguração da Semana Cultural Árabe
Abertura da Exposição Presença Árabe no Brasil em Imagens – aberta durante toda a semana para visitação das 8h às 19h45 de seg a sex e 8h às 14h sab e dom.

Terça-feira 23 de setembro • 13h – Exibição de filme: O Edifício Yacoubian (dirigido por Marwan Hamed)
• 15h – Painel sobre a questão Síria com participação do Excelentíssimo Embaixador da RepublicaÁrabe da Síria.
• 16h – Apresentação do livro "Música árabe: expressividade e sutileza" pela autora Marcia Dib (Icarabe Brasil/SP)
• 17h – Apresentação de percussão oriental com Messer Di Carlo
• 18h – Reprise de filme: O Edifício Yacoubian

Quarta-feira 24 de setembro
• 13h – Exibição de filme: Welad El Am (dirigido por Sherif Arafa)
• 17h – Oficina de Derbake com Messer Di Carlo
• 18h – Reprise de filme: Welad El Am

Quinta-feira 25 de setembro – Dia da Comunidade Árabe no Distrito Federal
• 13h – Exibição de filme: Sob o céu do Líbano (dirigido por Randa Chahal Sabbag)
• 15h – Painel A Imigração Sírio-Libanesa no Brasil – com Claude Fahd Hajjar (autora do livro ImigraçãoÁrabe 100 anos de Reflexão)
• 16h – Apresentação de dança do ventre
• 17h – Oficina de Dabke com Ousseima Imad
• 18h – Reprise de filme: Sob o céu do Líbano


Sexta-feira 26 de setembro
• 13h – Exibição de filme: El Gusto (dirigido por Safinez Bousbia)
• 16h - Painel A língua árabe e as atividades do Instituto de Cultura Árabe Brasileira Icab Brasília
• 17h – Apresentação do livro "Viagem ao Iraque" pela autora Claudia Falluh Balduino (professora UnB)
• 18h Painel sobre: Dança espetáculo em “Dança Oriental” (Racks el Sharq) seguida de apresentação de performance improvisada dentro da estética Racks el Sharq com Amanda Rosa.
• 19h – Encerramento da Semana Árabe (com apresentação de dança)

Sábado 27 de setembro
• 10h – Fórum aberto ao público Fearab América: A influência da mídia na construção da imagem árabe(com entrega de certificado aos participantes - inscrições por e-mail secretaria@fearab.net)

Nenhum comentário:

Feed do Substantivu Commune