"Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" Malcom X

segunda-feira, 1 de maio de 2006

A Hora da onça beber água

O XIII Encontro Nacional do PT acaba de decidir que, rumo às eleições de 2006, nos estados, o PT está autorizado a fazer quaisquer alianças com os partidos da base de apoio do governo no Congresso e com os partidos de esquerda. Estão proibidas coligações apenas com o PFL, com o PSDB e com o PPS. Quer dizer, pode com o PP do Maluf, pode com o PTB do Roberto Jefferson, pode com o PL da Waldemar Costa Neto, pode com o PV, pode com o PHS, pode com o PDT e até com PSOL. Só não pode com o PPS.

Com essa atitude o PT acaba de dar ao PPS o carimbo de única oposição de esquerda que os incomoda e que ele talvez tema. O PPS deve estar agradecendo ao PT.

Essa decisão do PT acaba, também, de dar o mote para um debate ideológico nessa eleição: o que é esquerda? Esquerda é o que ele, PT, fez no seu governo,ou esquerda é alguma outra coisa?

Com essa decisão do PT, queiramos, ou não, vamos ter de voltar aos debates e formulações políticas, programáticas e inevitavelmente ideológicas.

Mas é grande o risco do PT porque ele se obriga a sustentar que montar uma organização criminosa ( uma quadrilha), para se perpetuar no poder, como denunciou o Chefe do Ministério Público, é um projeto de esquerda.

O PT se obriga a persuadir o país que usar recursos de estatais e de fundos de pensão para alimentar campanhas de petistas e de seus aliados é um comportamento de esquerda.

O PT se obriga a convencer a nação que aparelhar o estado indicando para cargos públicos milhares de petistas despreparados para funções de gerencia do estado é uma atitude de esquerda.

O PT se obriga a demonstrar aos eleitores que um governo que aplica a mesma política econômica aplicada pelo FHC e pelo PSDB, é de esquerda

O PT se obriga, também, a provar aos cidadãos que um governo que proporcionou aos bancos a maior taxa e volume de lucros da História do Brasil, é de esquerda.

Vai ser um bom e estimulante debate programático e ideológico. Que todos, e não só o PT, se preparem para ele.

Está na hora da onça beber água.

Carcará

Um comentário:

Anônimo disse...

O PPS sempre esteve em cima do muro. O PT não se identifica mesmo com revisionistas!
alessandra10@uol.com.br

Feed do Substantivu Commune